quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Novos produtos exploram conceito de virtualização

Publicado em 24.10.2007

A Microsoft aproveitou o Intel Business Forum para falar do seu Windows Server 2008, conhecido pelo codinome Longhorn, a ser lançado mundialmente em fevereiro de 2008. De acordo com o Gerente do Produto Windows Server no Brasil, Alexandre Moraes, o novo sistema operacional tem como principal objetivo a virtualização de servidores. “Achamos que um servidor deve virtualizar outros servidores também”, diz.

Segundo Moraes, o Longhorn chega no momento em que o mundo da tecnologia tem na virtualização uma opção econômica. “É mais interessante investir em um servidor potente, que possa virtualizar várias máquinas. Porque os cem servidores que antigamente eram colocados dentro de um datacenter hoje são colocados em um único equipamento”, diz.
Ainda de acordo com Moraes, o Longhorn permite que cada máquina virtualizada seja totalmente independente e isolada, cada uma com seus próprios aplicativos e protocolos de segurança. O Server 2008 conta ainda com um sistema de backup automático, que copia todas as operações em trânsito nas máquinas virtualizadas, sendo capaz de recuperá-las caso haja pane no sistema.

Também na onda da virtualização, a Intel demonstrou suas plataformas V-Pro e C-Pro de gerenciamento de servidores a distância. A tecnologia permite que o administrador de rede seja capaz de manipular, diagnosticar e até corrigir falhas remotamente e mesmo em computadores que estejam desligados.

O segredo está em uma pequena pastilha de mermória Flash integrada à placa-mãe dos desktops V-Pro e dos notebooks C-Pro. A memória permite que o administrador acesse e até ligue a máquina, que precisa apenas estar com os cabos de força e de rede plugados. Mesmo com o computador desligado, é possível obter uma imagem completa do hardware e software instalados, além de diagnósticos, correções e até a instalação de sistemas operacionais completos. (J.W.)

» viajou a convite da Intel
Matéria retirada do JC Online

0 comentários: